Publicado em 20/10/2016

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vacina canadense contra Ebola passa por nova fase de testes

Segunda etapa terá aplicação em pacientes com HIV. Epidemia deixou mais de 11 mil mortos em dois anos.


A vacina contra o Ebola desenvolvida por pesquisadores canadenses e considerada como o primeiro tratamento eficaz contra o vírus entrará logo em uma nova fase de testes clínicos, anunciou nesta terça-feira (18) o governo canadense.

Esta segunda fase de testes clínicos pretende testar a vacina VSV-EBOV em pessoas soropositivas, informou o governo em comunicado.

Os primeiros testes realizados pela Rede Canadense de Investigação para a Imunização em colaboração com o grupo farmacêutico Merck deverão ser realizados em novembro em Ottawa e Montreal, seguidos de outros no ano que vem em Burkina Faso e Senegal.

"É particularmente importante estudar a eficácia da vacina contra o vírus do Ebola entre as populações vulneráveis, em especial nas pessoas que têm HIV", disse a doutora Cécile Tremblay, que dirigiu o protocolo para esse estudo.

O vírus do Ebola, que causa febre, vômitos e diarreia severa, deixou mais de 11 mil mortos em dois anos e gerou pânico ao redor do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou neste ano o final da epidemia na África ocidental.

Testada na Fase III na Guiné em mais de 4 mil pessoas, a vacina VSV-EBOV, desenvolvida originalmente pela Agência de Saúde Pública do Canadá e cuja licença pertence aos laboratórios americanos NewLink Genetics e Merck, demostrou 100% de eficácia, segundo um estudo preliminar publicado em julho de 2015 na revista médica britânica The Lancet.

http://www.globo.com/