Publicado em 31/10/2016

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Temer recebe próximo secretário da ONU e presidente português

Reuniões ocorrem nesta segunda-feira (31), no Palácio do Planalto. No mesmo dia, começa conferência de países de língua portuguesa.

Presidente Michel Temer


O presidente da República, Michel Temer, receberá, nesta segunda-feira (31), no Palácio do Planalto, o próximo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Na terça (1º), será a vez de Temer receber o primeiro-ministro português, Antônio Costa.


Guterres teve o nome aprovado para dirigir a ONU pela Assembleia-Geral da entidade no último dia 13. Segundo a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, Temer vai parabenizar o português pelo cargo e, em seguida, vai discutir com ele questões referentes ao cenário internacional.


Um dos temas deve ser uma reforma no Conselho de Segurança da ONU. O Brasil vem defendendo nos últimos anos a criação de mais assentos permanentes no colegiado com poder de veto.


Já a visita de Rebelo terá um caráter de cortesia. A conversa será mais rápida e sem se aprofundar tanto nos temas relacionados a Brasil e Portugal. Isso porque, no dia seguinte, Temer receberá  a visita oficial do primeiro-ministro português, ocasião em que o diálogo deverá ser mais extenso.


De acordo com o Itamaraty, Portugal é um dos maiores parceiros comerciais e culturais do Brasil. No ano passado, as trocas comerciais entre os dois países atingiu US$ 1,6 bilhão. Portugal tem cerca de 600 empresas como atividades no Brasil e US$ 4 bilhões investidos no país.

Países de Língua Portuguesa
Nesta segunda, após reunião no Planalto, Temer e Rebelo seguirão para a 11ª Conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontece nesta segunda e terça no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

A comunidade, criada em 1996, reúne: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Entre os objetivos do grupo estão reforçar a diplomacia e cooperação entre os seus integrantes, além de difundir a língua portuguesa.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o evento deste ano terá como foco o desenvolvimento sustentável e vai marcar a volta do Brasil à presidência do grupo. O primeiro mandato foi de 2002 a 2004. Agora, o Brasil vai exercer a função até 2018.

Na conferência, Temer participará tanto da sessão de abertura quanto da sessão de trabalho. Antes, ele deverá tirar uma foto oficial com os chefes das demais delegações.

Pela manhã, enquanto o presidente recebe Guterres e Rebelo, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, vai se reunir com os ministros dos países da comunidade de língua portuguesa para falar de temas econômicos.

Após a conversa, Serra vai oferecer um almoço no Itamaraty para todos os participantes da Conferência. Às 20h, Temer vai promover um jantar no Palácio da Alvorada aos chefes de Estado.

Primeiro-ministro de Portugal
Na manhã desta terça, Temer deverá encerrar o evento dos países de língua portuguesa e dar uma declaração à imprensa no Itamaraty. À tarde, ele se reunirá com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, no Palácio do Planalto.

No encontro bilateral, a 12ª Cimeira Brasil-Portugal, ambos tratarão de comércio, investimentos, cooperação em defesa, energia e de ciência, tecnologia e inovação, informou o Ministério das Relações Exteriores. Também estará na pauta a situação dos refugiados na Europa.

À noite, Temer oferecerá mais um jantar, desta vez no Ministério das Relações Exteriores e somente para a delegação portuguesa.

g1.globo.com

Luciana Amaral