Publicado em 22/11/2016

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Transmissor da doença de Chagas é achado em área urbana de Boa Vista

É a 1ª vez que o barbeiro é achado em ambiente domiciliar no país, diz Fiocruz. Inseto foi encontrado em caixa de ar condicionado de apartamento.

Pesquisadores da UFRR encontraram 127 barbeiros em área urbana de Boa Vista


Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima encontraram focos de barbeiro - inseto transmissor da doença de Chagas - em um apartamento em Boa Vista. A descoberta foi divulgada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) nesta segunda-feira (21).

Segundo a Fiocruz , esta é a primeira vez no Brasil que o inseto triatomíneos da espécie Triatoma é achado habitando um ambiente domiciliar urbano em boas condições de uso.

A descoberta foi feita em setembro de 2015. Na ocasião, alunos da UFRR faziam uma aula prática de entomologia e encontraram ao todo 127 insetos barbeiros na caixa de ar condicionado de um edifício residencial.

Os 127 barbeiros foram achados dentro de um tijolo. Os insetos estavam em diferentes fases de desenvolvimento, desde ovos até adultos, o que demonstra que a colônia estava estabelecida, conforme o Fiocruz.

“O fato de que barbeiros T. maculata podem viver em nichos externos em paredes bem rebocadas da habitação humana é um fato novo na epidemiologia da doença de Chagas nas Américas que não deve ser negligenciado”, ressaltam os pesquisadores em um artigo que foi escrito sobre o caso.

De acordo com os pesquisadores, geralmente os insetos são achado ao redor de domicílios; em ninhos de pássaros, especialmente pombos; galinheiros; chiqueiros e currais. Em Boa Vista, os insetos foram achados próximos a ninhos de pombos.

Embora nenhum inseto ter sido encontrado no interior dos apartamentos, os moradores relataram que já viram barbeiros dentro dos imóveis.

A Fiocruz afirmou que na época, a Secretaria Estadual de Saúde se responsabilizou pelos procedimentos de desinfestação do local.

g1.globo.com