Publicado em 23/11/2016

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novo acordo de paz da Colômbia será assinado na 5ª feira em Bogotá

Novo acordo foi concluído há 10 dias em Havana. Acordo será referendado pelo Congresso.

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, e Rodrigo Londoño, chefe das Farc


O governo da Colômbia e as Farc definiram nesta terça-feira (22) que vão assinar na próxima quinta (24), em Bogotá, seu novo acordo de paz, concluído há 10 dias em Havana e que será referendado pelo Congresso.

As delegações de representantes das duas partes, que se reuniram na capital colombiana, divulgaram um comunicado conjunto no qual marcaram a assinatura do documento para o Teatro Colón às 11h (hora local; 14h de Brasília).

Além disso, as partes decidiram que o novo acordo será referendado pelo Congresso colombiano e estão "definindo os procedimentos que serão utilizados para este propósito".

"A consolidação da paz requer que avancemos com passo firme rumo à implementação dos acordos que permitam superar tantos anos de conflito na Colômbia", especificaram as partes.

O ato da quinta-feira será liderado pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e pelo principal chefe guerrilheiro das Farc, Rodrigo Londoño Echeverry, conhecido como "Timochenko", que está desde segunda-feira (21) em Bogotá junto com o restante da cúpula do grupo.

Com a assinatura do novo acordo, a Colômbia põe fim a mais de meio século de conflito armado interno que deixou pelo menos 220 mil mortos e mais de sete milhões de vítimas.

O governo e as Farc assinaram no dia 26 de setembro em Cartagena um primeiro acordo de paz depois de quase quatro anos de negociação em Havana.

No entanto, o texto final foi rejeitado pelos colombianos no plebiscito de 2 de outubro, o que obrigou a reabertura da negociação para incorporar propostas dos promotores do "não" nessa consulta.

g1.globo.com