Publicado em 25/11/2016

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Série de incêndios no norte de Israel continua se expandindo

Cidade de Beit Meir, perto de Jerusalém, e as comunidades de Sajur e Nahf, na região da Galileia, registraram novos focos de incêndios quinta-feira à noite.


Bombeiros combatem incêndios em Haifa


A série de incêndios que afeta Israel continua a se expandir, a última em comunidades do centro e norte do país, onde foram retiradas centenas de pessoas e vários imóveis ficaram afetados, informou nesta sexta-feira (25) a polícia local.


A cidade de Beit Meir, perto de Jerusalém, e as comunidades de Sajur e Nahf, na região da Galileia, registraram novos focos de incêndios quinta à noite, que provocaram a saída de parte de seus moradores e afetaram algumas das infraestruturas, mas não deixaram feridos.


O porta-voz da polícia israelense, Micky Rosenfeld, disse que, até o momento, 12 pessoas, que teriam envolvimento com os incêndios, foram presas pelos serviços de inteligência israelenses.


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyanhu, e o ministro de Segurança Interior, Gilad Erdan, descreveram a situação como uma "nova forma de terrorismo".


"Estamos diante de uma nova onda de terrorismo incendiário. Todo incêndio provocado é uma forma de terrorismo. Qualquer um que tente queimar partes de Israel será punido", disse Netanyahu em Haifa.


Esta foi uma das cidades mais afetadas, com a retirada de mais de 80 mil pessoas pelo avanço do fogo, que ainda não foi controlado, em direção a 13 bairros da cidade.


Turquia, Rússia, Croácia, Itália, Grécia e a Palestina enviaram ajuda para combater os incêndios.

g1.globo.com