Publicado em 20/12/2016

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de ter atacado feira natalina em Berlim é paquistanês, diz imprensa

Homem de 23 anos atropelou as pessoas que visitava feira no centro de Berlim. Doze pessoas morreram e 48 ficaram feridas.


Um caminhão avançou sobre uma multidão que estava numa feira de natal.


O motorista suspeito de jogar um caminhão contra pessoas que estava em uma feira natalina, em Berlim, é um paquistanês, de 23 anos, segundo a agência Reuters e a imprensa alemã. Doze pessoas morreram e 48 ficaram feridas na noite de segunda (19), na famosa festa local aos pés da igreja memorial Kaiser Wilhelm, destruída após a Segunda Guerra Mundial, no coração da ex-Berlim Ocidental.


O jornal alemão "Die Welt" informou que as autoridades acreditam que ele tenha entrado na Alemanha em fevereiro como refugiado pela rota dos Balcãs, uma das mais comuns entre os refugiados que tentavam fugir da Síria e do Iraque. Uma fonte do departamento alemão de segurança afirmou à Reuters que o suspeito era conhecido pela polícia por delitos menores e chegou a usar vários nomes. O homem teria vivido em um alojamento para refugiados em Berlim.


Nesta terça-feira (20), a polícia de Berlim informou que o caminhão que atropelou os visitantes da feira "foi conduzido deliberadamente em direção a multidão" e tratou o caso, pela primeira vez, como um suposto atentado terrorista.


"Toda ação policial contra o suposto atentado terrorista em Breitscheidplatz continua a toda velocidade e com o cuidado necessário", informou a polícia através de sua conta oficial no Twitter.


O paquistanês foi preso perto do local do ataque. Dentro do caminhão, que tinha placa polonesa e transportava vigas de aço, foi encontrado um polonês morto. Ele não estava na direção no momento do atropelamento. A polícia suspeita que o veículo tenha sido roubado na Polônia em um local de construção.


A revista alemã "Focus Online" informou que uma pessoa foi encontrada morta após o atropelamento. Existe a suspeita de que seria o polonês.


Um total de 48 pessoas ficaram feridas, algumas delas com gravidade, e foram levadas para diversos hospitais da região. Na manhã desta terça, 29 permaneciam internadas, segundo a Reuters, citando Ministério da Saúde.


O ato fez lembrar um ataque de julho em Nice, na França, quando um tunisiano dirigiu um caminhão de 19 toneladas ao longo da calçada da praia, atropelando pessoas que assistiam à queima de fogos no Dia da Bastilha. O ataque reivindicado pelo Estado Islâmico matou 86 pessoas, segundo a Reuters.


Em julho, a Alemanha foi palco de dois ataques jihadistas, onde morreram os dois terroristas (um menor refugiado afegão em um trem de cercanias em Wurzburg e um solicitante de asilo sírio em Ansbach) e cerca de 20 pessoas ficaram feridas.

Policiais isolam praça alvo de suposto ato terrorista.
Pessoa ferida em invasão de caminhão em praça de Berlim é transportada de ambulância.
Árvore de Natal é vista caída em rua de Berlim após invasão de caminhão em mercado
Equipes de resgate socorrem as vítimas que foram atropeladas por caminhão que invadiu uma feira de natal
Um caminhão avançou sobre uma multidão que estava numa feira de Natal em Berlim
Árvore de Natal é vista caída em rua de Berlim após invasão de caminhão em mercado
Um caminhão avançou sobre uma multidão que estava numa feira de Natal em Berlim
Estado do caminhão após invadir feira de natal
ataque a uma feira de Natal em Berlim, na Alemanha
Policiais investigam local onde caminhão avançou sobre multidão em mercado de Natal de Berlim

g1.globo.com