Publicado em 11/01/2017

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Seul diz que Pyongyang tem plutônio para fazer 10 bombas atômicas

Estimativa foi feita em documento do Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

Presidente da Coreia do Sul 


O governo da Coreia do Sul afirma que a Coreia do Norte conseguiu armazenar aproximadamente 50 quilos de plutônio enriquecido, o suficiente para fabricar dez bombas nucleares, segundo documento divulgado nesta quarta-feira (11) pelos sul-coreanos.

Na última publicação do Livro Branco da Defesa, em 2014, o Ministério da Defesa Nacional sul-coreano estimava o arsenal de plutônio de Pyongyang em 10 quilos a menos.

Neste ano, o ministério decidiu retirar a estimativa de que a Coreia do Norte seja capaz de ameaçar território americano com seus mísseis balísticos de alcance intercontinental (ICBM). Seul eliminou a possibilidade com base nas análises dos lançamentos realizados pelo regime de Kim Jong-un.

O relatório foi publicado poucos dias após o líder norte-coreano, Kim Jong-un, falar em seu discurso de Ano Novo que o país está preparado para realizar o teste de lançamento de um ICBM.

A Coreia do Norte lançou, em forma de testes, seis misséis com alcance intercontinental até o momento - Pyongyang afirma que eles são parte de seu programa Kwangmyongsong ("Estrela brilhante"), para colocar em órbita satélites de observação.

g1.globo.com