Publicado em 16/01/2017

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avião de carga turco cai no Quirguistão; há ao menos 37 mortos

Boeing 747 caiu sobre 15 casas próximas ao aeroporto de Manas; piloto e moradores morreram.

Equipes de resgate no local da queda de um avião de carga turco perto do aerporto de Manas, perto de Bishkek, no Quirguistão 


Um avião de carga turco caiu nesta segunda-feira (16) perto do aeroporto de Manas, no Quirguistão, matando ao menos 37 pessoas, a maioria moradores de um vilarejo atingido pelo Boeing 747, de acordo com a Reuters.


A visibilidade era ruim e havia névoa quando o piloto tentou pousar, às 7h31 (23h31 de domingo em Brasília), segundo a administração do aeroporto. O avião ia de Hong Kong para Istambul e estava prevista uma escala em Manas, cidade próxima à capital do Quirguistão, Bishkek.


Ao menos 37 pessoas morreram e 43 edificações foram danificadas pela queda do avião em Dacha-Suu. Quinze imóveis ficaram completamente destruídos, de acordo com o Ministério de Emergências do país. Tendas foram instaladas para acolher os desabrigados em meio às temperaturas de -2ºC na região.


Um erro de pilotagem provocou o acidente, segundo o governo o vice-ministro quirguiz, Mujametkali Bulgaziev, de acordo com a France Presse.


O ministro de Transportes afirmou que havia cinco pessoas a bordo do avião, identificado como um Boeing 747-400 da Turkish Airlines. A companhia aérea, no entanto, afirma que a aeronave pertencia a outra companhia turca, a ACT Airlines.


"Nossas condolências às famílias daqueles que perderam suas vidas no trágico incidente envolvendo uma aeronave ACT Airlines no Quirguistão", publicou a Turkish Airlines em sua conta no Twitter. A ACT confirmou à agência de notícias Reuters, que era dona do avião e disse que ele caiu ao fim da pista de pouso "por razão desconhecida".


Equipes de resgate recuperaram o corpo de um piloto e de moradores locais até o momento. "O avião caiu sobre suas casas e matou famílias inteiras", relatou à AFP uma testemunha do acidente que não quis divulgar seu nome. "Não restou nada das casas, as pessoas morreram com seus filhos, muitos estavam dormindo", acrescentou.


O Quirguistão é um país da Ásia Central, ex-integrante da União Soviética, e faz fronteira com o Cazaquistão, o Uzbequistão, o Tajiquistão e a China.


g1.globo.com