Publicado em 20/01/2017

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Traficante 'El Chapo' desembarca nos EUA após ser extraditado

Chefe do cartel de Sinaloa era requerido por tribunais do Texas e da Califórnia por acusações que incluem homicídio e narcotráfico.

O líder do Cartel de Sinaloa, Joaquín "El Chapo" Guzmán, chega aos Estados Unidos.


O líder do Cartel de Sinaloa, Joaquín "El Chapo" Guzmán, chegou na noite desta quinta-feira (20) aos Estados Unidos, horas depois de ser extraditado do México.


Custodiado por agentes da Agência Americana Antidrogas (DEA), "El Chapo" chegou ao Aeroporto MacArthur de Long Island por volta das 21h30 (hora local). Ele é requerido por tribunais do Texas e da Califórnia por acusações que incluem homicídio e narcotráfico.


Já listado na relação de bilionários da revista "Forbes", El Chapo é um dos principais líderes criminosos do mundo, e o seu cartel já traficou bilhões de dólares em cocaína, maconha e metanfetaminas para os Estados Unidos, além de travar batalhas com outras gangues mexicanas.


Nascido em 1957, Joaquín Guzmán Loera, conhecido como "El Chapo", começou sua carreira criminosa nos anos 80 como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara. A detenção de Gallardo em 1989 o levou a fundar sua própria organização em Sinaloa, seu estado natal.


Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de onde foi extraditado para o México. Em 19 de janeiro de 2001 fugiu da prisão de Puente Grande, estado ocidental de Jalisco, a bordo de um caminhão de limpeza graças à ajuda dada por alguns funcionários do presídio.


Foi preso em 22 de fevereiro de 2014, o que foi considerado o maior golpe contra o narcotráfico no México em uma década, pois Guzmán era o criminoso mais procurado tanto pelo México, como pelos Estados Unidos.


Fugiu pela segunda vez da prisão de segurança máxima Altiplano em julho de 2015 por meio de um túnel de 1,5 km de extensão, num caso que ganhou destaque na imprensa mundial. Pouco antes de fugir, ele estava em uma cela solitária e a câmera de segurança registrou como ele foi até a área do chuveiro e sumiu. Mesmo sendo monitorado, sua ausência só foi percebida 18 minutos depois. El Chapo entrou em um túnel cavado bem embaixo de sua cela que dava em uma casa em reforma nas redondezas do presídio de segurança máxima, próximo à Cidade do México.


Foi recapturado em janeiro de 2016. A detenção aconteceu num motel localizado nos arredores da cidade de Los Mochis, no noroeste do México, onde tinha se refugiado para escapar de uma operação das forças armadas iniciada após uma denúncia.


Três meses antes da captura, o traficante se reuniu com o ator americano Sean Penn, segundo revelado mais tarde. Em um artigo publicado na revista Rolling Stone, o ator descreveu as medidas complicadas que ele tomou para encontrar o traficante. Eles discutiram temas que vão desde o tráfico de drogas e a política do Oriente Médio.


A reunião foi intermediada pela atriz mexicana Kate Del Castillo. Segundo autoridades mexicanas, a relação entre Del Castillo e Sean Penn com Guzmán teria como finalidade a produção de um filme biográfico do barão do narcotráfico.

g1.globo.com