Publicado em 26/04/2017

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo quer estimular vacinação de alunos dentro das escolas

Atualmente parceria dos ministérios da Saúde e Educação nas campanhas de imunização ocorre só contra HPV e meningite; objetivo é expandir para demais vacinas.


Governo incentiva ações do Programa Saúde na Escola.

O governo quer incentivar a vacinação de alunos dentro de todas as escolas brasileiras. Hoje já existem campanhas que imunizam contra HPV e meningite C, cujo o público-alvo são adolescentes. O objetivo agora é expandir a ação nas escolas de todo o calendário infantil que inclui 19 vacinas diferentes.

A medida é uma das ações do Programa Saúde na Escola assinado na manhã desta terça-feira (25) pelos ministro da saúde, Ricardo Barros, e da educação, Mendonça Filho.

Segundo Barros, os professores serão vacinados contra a gripe H1N1 a partir do dia 4 de maio. “Será um efeito demonstração para que as crianças se acostumem com essa prática nas escolas”, diz.

O ministro explicou que a vacinação nos alunos será feita a partir de um planejamento com as unidades de saúde locais. Cada escola, inclusive, poderá ter
demandas diferentes. "Vamos ampliar muito a cobertura e melhorar a imunização. [...] O programa representa um conjunto de ações que vai aproveitar melhor os recursos públicos."

Recursos

O governo prevê disponibilizar R$ 89 milhões para o programa. Para receber o recurso, o município terá de apresentar um plano de ação para desenvolver 12 temas ligados à saúde nas escolas. Entre eles estão o combate da obesidade infantil com ações que preveem pesar as crianças maiores pelo menos uma vez por ano, além de atividades para promover a saúde, bucal, auditiva, ocular, e prevenir violência e acidentes.

O prazo de adesão dos municípios ocorre entre os dias 2 de maio até 14 de junho.

http://g1.globo.com/