Publicado em 08/11/2018

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pacientes com lesão na medula voltam a andar graças a estimulo elétrico

Um dispositivo simula a extensão e a flexão das pernas humanas ao caminhar e faz com que os neurônios voltem a gerar atividade.


Pacientes com lesão na medula voltam a andar graças a estimulo elétrico


A estimulação elétrica devolveu a capacidade de caminhar para três homens adultos que sofreram lesões na medula espinhal, segundo publicou a revista científica “Nature”.


O neurocientista Grégoire Courtine, do Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, liderou este estudo clínico, que foi realizado com oito pacientes com lesões medulares há mais de quatro anos e paralisia parcial ou completa dos membros inferiores.


Os responsáveis pelos testes utilizaram um dispositivo que consistiu na implantação de um estimulador no abdômen que se conectava com um campo de eletrodos situado na região lombar, a área na qual se encontram as células que controlam os músculos das pernas.


Segundo a revista, após o implante foi feito um mapa de cada paciente para saber onde e como aplicar os estímulos, gerados em tempo real.


O dispositivo simula a extensão e a flexão das pernas humanas ao caminhar e faz com que os neurônios voltem a gerar atividade.


Poucos dias depois do início do tratamento, os pacientes passaram de pisar em uma esteira para ajustar a elevação de seus passos e o comprimento da passada.


Após a reabilitação, os pacientes foram capazes de andar com apoio parcial ou com um andador, bem como com o auxílio do aparelho de estimulação elétrica epidural, mas finalmente conseguiram recuperar movimentos voluntários nas pernas sem esse suporte.


Segundo a “Nature”, os resultados representam “um marco tecnológico para melhorar a recuperação neurológica após lesões na medula espinhal”.


Essas lesões interrompem a comunicação dentro do sistema nervoso, o que leva à perda de funções neurológicas essenciais e à paralisia.

EFE Saúde