Publicado em 09/11/2018

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ONU: número de refugiados e migrantes venezuelanos chega a 3 milhões

A Colômbia abriga o maior número de refugiados e migrantes da Venezuela — mais de 1 milhão.


Indígenas venezuelanos em abrigo em Boa Vista, Roraima. Foto: ACNUR/Reynesson Damasceno


A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciaram nesta quinta-feira (8) que o número de refugiados e migrantes oriundos da Venezuela já atingiu 3 milhões de pessoas no mundo todo.


De acordo com dados de autoridades nacionais de imigração e outras fontes, os países da América Latina e do Caribe abrigam cerca de 2,4 milhões de refugiados e migrantes venezuelanos, enquanto as outras regiões receberam o restante.


“Os países da América Latina e do Caribe mantiveram uma louvável política de portas abertas para os refugiados e migrantes venezuelanos. No entanto, sua capacidade de recepção está severamente comprometida, exigindo uma resposta mais robusta e imediata da comunidade internacional, para que essa generosidade e solidariedade possam continuar”, disse o representante especial conjunto ACNUR/IOM para refugiados e migrantes da Venezuela, Eduardo Stein.


A Colômbia abriga o maior número de refugiados e migrantes da Venezuela — mais de 1 milhão. Em seguida vem Peru, com mais de 500 mil venezuelanos, Equador, com mais de 220 mil, Argentina, com 130 mil, Chile, com mais de 100 mil, e Brasil, com 85 mil.


Além dos países da América do Sul, os países da América Central e do Caribe também registraram aumento na chegada de refugiados e migrantes da Venezuela. O Panamá, por exemplo, hospeda 94 mil venezuelanos atualmente.


Com o aumento dos fluxos migratórios, as necessidades dos refugiados, migrantes e comunidades de acolhida aumentaram significativamente, de acordo com as agências da ONU.


Os governos da região estão liderando a resposta humanitária e coordenando seus esforços, inclusive por meio do processo de Quito, um importante passo em direção a uma abordagem regional que amplie e harmonize as políticas de acolhimento. A segunda reunião de Quito entre os governos da região acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro.


Para apoiar essa resposta, a Plataforma Regional de Coordenação Interagencial, estabelecida em setembro e composta por 40 parceiros e participantes, incluindo agências da ONU, organizações internacionais, sociedade civil e organizações religiosas, está fortalecendo a resposta operacional e trabalhando em um Plano Regional de Resposta Humanitária para Refugiados e Migrantes da Venezuela (RMRP), que será lançado em dezembro.


O RMRP se concentrará em quatro áreas estratégicas: assistência emergencial direta, proteção, integração socioeconômica e cultural e capacitação para os governos dos países de acolhida.


Para obter informações básicas, consulte o site da Plataforma Regional de Coordenação entre as Agências: R4V.info.

Nações Unidas