Publicado em 15/01/2019

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas do comércio sobem 2,9% em novembro, puxadas pela Black Friday

Resultado vem após duas quedas seguidas do setor; foi o melhor desempenho para um mês de novembro desde o início da série histórica, em 2000.


Vendas do comércio sobem 2,9% em novembro, puxadas pela Black Friday


As vendas do comércio varejista brasileiro registraram alta de 2,9% em novembro, na comparação com outubro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado vem após duas quedas seguidas do setor.


Em relação a novembro de 2017, as vendas cresceram 4,4%. No acumulado até novembro, a alta é de 2,5%, enquanto nos últimos 12 meses é de 2,6%.


De acordo com a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, este foi o melhor resultado para um mês de novembro na comparação com outubro desde o início da série histórica do levantamento, em 2000. Além disso, considerando todos os resultados da série na comparação mês contra mês imediatamente anterior, foi o segundo maior resultado da série, ficando atrás apenas de janeiro de 2017, que na comparação com dezembro de 2016 teve alta de 4%.


"Isso serve para mostrar que não se trata de um resultado comum. É difícil vermos nos serviços um crescimento mensal superior a 2%", enfatizou.


Segundo a pesquisadora, a alta em novembro tem relação direta com a Black Friday. "Percebemos a influência desse evento quando observamos os resultados setorialmente. Os resultados mais fortes foram de atividades cujas receitas são estimuladas pelas vendas online, principal motor da Black Friday", analisou.


Apesar da alta expressiva em novembro, no acumulado em 12 meses, o comércio manteve uma trajetória de declínio iniciada em abril do ano passado. Isabella Nunes ponderou, no entanto, que se trata de uma estabilidade, conforme mostra o gráfico abaixo:


Desempenho por segmento

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o avanço foi de 1,5% frente a outubro. O acumulado no ano ficou em 5,4%, enquanto que o acumulando nos últimos 12 meses foi de 5,5%. Frente a novembro de 2017, o volume de vendas subiu 5,8%, 18ª taxa positiva seguida.


Entre as atividades pesquisadas, de outubro para novembro, o destaque foi para os segmentos de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,9%), Móveis e eletrodomésticos (5%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,8%), beneficiados por promoções anunciadas em novembro pela Black Friday, segundo o IBGE.


Veja o desempenho de cada segmento:

•Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 6,9%

•Móveis e eletrodomésticos: 5%

•Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: 2,8%

•Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 1,7%

•Tecidos, vestuário e calçados: 1,7%

•Combustíveis e lubrificantes: 0,1%

•Livros, jornais, revistas e papelaria: -1,9%

•Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: -0,2%

•Veículos, motos, partes e peças: -2,2%

•Material de construção: -0,7%


Livrarias e papelarias acumulam 7 meses seguidos de queda

O segmento de livros, jornais, revistas e papelaria registrou a 7ª queda mensal consecutiva. Em 12 meses, passou a acumular um recuo de 13,1% nas vendas. Em outubro, na comparação mensal, o recuo foi de 20,4%, o maior entre todos os segmentos, e em novembro a queda foi de 1,9%.


Segundo Isabella, a atividade vem perdendo fôlego pela substituição do meio impresso pelo eletrônico e pelo fechamento de lojas físicas.


Por região

As vendas no comércio varejista avançaram em 25 das 27 unidades da Federação, com destaque para Bahia (8,7%), Rondônia (8,2%) e Maranhão (7,7%). Os recuos foram registados em Tocantins (-0,5%) e Roraima (-0,1%).


No comércio varejista ampliado, 26 estados mostraram aumento nas vendas, com destaque para Rondônia (7,4%), Sergipe (6,4%) e Pará (6,2%). O único com resultado negativo foi em Roraima (-1,5%).


Recuperação lenta e perspectivas

Com o desemprego ainda elevado, a economia brasileira tem mostrado um ritmo de recuperação ainda lento, mas nos últimos meses melhorou o otimismo de consumidores e empresários.


Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a confiança do comércio cresceu em dezembro e atingiu o maior patamar em mais de 5 anos. Já a confiança do consumidor avançou para o maior nível desde abril de 2014.


A economia brasileira avançou 0,8% no 3º trimestre. Para o ano de 2019, a expectativa é de uma alta de 2,57% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a mais recente pesquisa Focus realizada pelo Banco Central.

G1.Globo.com