Publicado em 06/02/2019

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especialistas da ONU dizem que programa nuclear norte-coreano continua

Pyongyang usa aeroportos e outras instalações para proteger suas armas contra possíveis ataques, segundo relatório.


KCNA divulgou imagem do que ela diz ser o míssil balístico intercontinental Hwasong-14 de um local não identificado na Coreia do Norte, em julho de 2017 — Foto: Korean Central News Agency via AP


Os programas de armas nucleares e mísseis balísticos da Coreia do Norte permanecem intactos, e Pyongyang usa aeroportos e outras instalações para proteger suas armas contra possíveis ataques, disse um painel da ONU em relatório enviado ao Conselho de Segurança nesta terça-feira (5).


As sanções contra o país asiático foram "ineficazes", segundo os autores do documento ao qual a AFP teve acesso. O regime de Kim Jong Un adquiriu remessas ilegais de produtos petrolíferos, vendeu carvão, apesar da proibição imposta pela ONU, e violou um embargo de armas.


"O programa nuclear e de mísseis balísticos da República Popular Democrática da Coreia continua intacto", informou o relatório.


"O painel descobriu que a Coreia do Norte está usando instalações civis, incluindo aeroportos para montar mísseis balísticos e testá-los com o objetivo de efetivamente evitar atentados à 'decapitação'".


O Conselho de Segurança da ONU recebe esse relatório enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se prepara para participar de uma segunda cúpula com Kim Jong-un este mês, na esperança de fazer progressos na desnuclearização da Coreia do Norte.


O governo dos EUA promoveu severas sanções econômicas contra a Coreia do Norte na ONU, em retaliação por seus testes nucleares e vários lançamentos de mísseis balísticos em 2017.


Mas o país realizou trocas ilegais de petróleo, gasolina e carvão usando uma rede de navios para contornar as sanções com as quais eles tentaram privá-lo da renda necessária para continuar com seus programas de armas.


"Essas violações tornam ineficaz as últimas sanções das Nações Unidas", disse o relatório.

France Presse