Publicado em 25/03/2019

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moradores de Barão de Cocais vão treinar rota de fuga às 16h após alerta máximo em barragem

Treinamento pode envolver 1/5 da população da cidade, isto é, cerca de seis mil pessoas. Barragem Sul Superior está em nível máximo para risco de rompimento.


Barragem em Barão de Cocais — Foto: Reprodução/TV Globo


Um simulado de rotas de fuga em caso de rompimento da barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, será feito às 16h desta segunda-feira (25), com a participação de moradores, assistidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Foi decretado feriado na cidade.


O treinamento deve envolver 6.054 pessoas que vivem no caminho da lama, onde, em caso de rompimento, as casas começaram a ser atingidas em uma hora e doze minutos.


Na noite de sexta-feira (22), a barragem entrou em nível máximo para risco de rompimento. Muitos moradores não dormiram e passaram a madrugada nas ruas. A Vale afirmou que elevou o nível de risco da estrutura depois de divergências nos sistemas de monitoramento.


De acordo com a Defesa Civil, voluntários e funcionários da Vale vão orientar os moradores no simulado. Um grupo de 300 pessoas foi capacitado neste domingo (24) para atuar como monitores. Também houve treinamento para motoristas que vão conduzir veículos que darão alerta sonoro.



Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais — Foto: Reprodução/TV Globo


Na manhã desta segunda-feira (25), ainda haverá reuniões preparatórias com a comunidade. O treinamento, com início às 16h, tem previsão de duração de 40 minutos, tempo menor do que a lama levaria para chegar até a primeira comunidade na chamada zona de salvamento secundário.


O número de pessoas estimado corresponde a 1/5 da população da cidade, que tem pouco mais de 32 mil moradores. O simulado é destinado a quem reside nesta zona, na qual haveria tempo hábil para que as pessoas se destinem a pontos de encontro em caso de rompimento.


Sete pontos foram divulgados pelas autoridades em Barão de Cocais. No caminho desses pontos, haverá placas indicando trechos seguros. Após o treinamento, os participantes poderão retornar às moradias.


Neste domingo (24), a Defesa Civil informou que mil placas informativas já haviam sido instaladas na cidade e outras 400 estavam em implantação. Outras medidas para informar a população foram a distribuição de cinco mil folhetos.


Cerca de 400 pessoas que viviam na zona de autossalvamento, que fica mais perto da barragem e seria atingida imediatamente - deixaram as casas no dia 8 de fevereiro e recebem assistência da empresa Vale, como hospedagem.


Em caso de rompimento da Barragem Sul Superior, outras duas cidades poderiam se atingidas, de acordo com a Defesa Civil. São elas Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.


MP acusa Vale de omissão

Uma petição encaminhada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à Justiça diz que a mineradora Vale "sustentou uma falsa situação de segurança" na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais. Segundo o documento, em 8 de março, a mineradora já sabia do risco de rompimento da estrutura e omitiu a informação de autoridades.


Conforme o Ministério Público, seis dias depois, a Vale informou oficialmente que "a empresa não enxerga risco iminente para suas estruturas" em reunião com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Polícia Militar no dia 14 de março.


A Vale não se posicionou sobre o que foi declarado pelo Ministério Público.


Na mesma petição, a promotoria reiterou pedidos urgentes, alegando que estão sendo descumpridos pela mineradora. Em decisão provisória dada neste domingo (24), a juíza de plantão determinou obrigações referentes à Barragem Sul Superior, como a contratação de nova auditoria e apresentação de informações diárias sobre a segurança da barragem.


Em outra ação, o Ministério Público solicitou o bloqueio de mais R$ 3 bilhões da mineradora para eventuais reparações em Barão de Cocais.

G1.globo.com

Flávia Cristini