Publicado em 02/04/2019

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moçambique registra mais de mil casos de cólera após passagem de ciclone

Número de infecções deve aumentar, alertou a OMS. Mais de 800 pessoas morreram com a passagem do ciclone em 3 países da África.


Criança recebe tratamento para cólera em centro da OMS, na cidade de Beira, em Moçambique .


O número de pessoas diagnosticadas com cólera após a passagem do ciclone Idai em Moçambique chegou a 1.057 nesta segunda-feira (1°), de acordo com Ministério de Saúde do país. Uma pessoa morreu. A quantidade de casos registrados aumentou significativamente desde sábado, quando o balanço divulgado indicava 271 infecções.

 

A cidade da Beira, mais afetada pelo ciclone, concentra 959 dos casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que os números devem aumentar, por causa da destruição das fontes de água potável e falta de saneamento básico em abrigos superlotados.

 

O cólera se espalha pela água ou comida contaminada por fezes que contenham a bactéria causadora da doença. Pacientes diagnosticados apresentam diarreias fortes e taquicardia, e podem morrer em poucas horas caso não haja tratamento.

 

A OMS montou no país nove centros de tratamento com capacidade total de 500 pessoas. Na sexta-feira 9 mil doses da vacina anti-cólera foram enviadas para Moçambique. As aplicações devem começar nessa semana.

 

Balanço dos estragos

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique comunicou nesta terça-feira (2) que o número de mortos em razão da tempestade tropical aumentou para 598, são 80 a mais do que havia sido registrado na segunda. O total de feridos é de 1.641.

 

A quantidade de pessoas afetadas aumentou de 843.723 para 967.014, o que corresponde a 195.287 famílias. As pessoas nessas condições são as que perderam as casas, precisam de alimentos ou de algum tipo de assistência. O número de famílias que recebe ajuda humanitária subiu de 29 mil para 32 mil.



Água começa a retroceder após inundações causadas pelo ciclone Idai em Moçambique.


Segundo o INGC, mais de 131 mil pessoas estão acomodadas em 136 centros de abrigo, e o total de indivíduos em situação vulnerável é de ultrapassa 7 mil. O número de casas totalmente destruídas é de 62.153, enquanto 34.139 foram parcialmente destruídas e 15.784 inundadas.



Crianças brincam em frente a uma casa destruída pelo ciclone Idai em Beira, Moçambique.


Trabalham nas operações de assistência e salvamento 945 especialistas humanitários que contam com a ajuda de 22 helicópteros, 42 barcos, 25 aviões, três fragatas, 15 caminhões, 30 telefones satélites e 17 drones.

 Com o desastre humanitário, governos e fundações de diversos países anunciaram esforços para oferecer ajuda às populações afetadas.


https://g1.globo.com