Publicado em 22/11/2020

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mês Quadrangular - Veja curiosidades sobre a IEQ no Brasil e no mundo

A Igreja do Evangelho Quadrangular completou neste mês de novembro, 69 anos no Brasil. Para celebrar esta data, vamos trazer algumas curiosidades sobre a nossa Igreja no Brasil e no mundo. Tudo começou no ano de 1923, onde uma mulher se dispôs a fazer a obra de Deus e como resultado, a sua mensagem de salvação alcançou os quatro cantos do mundo e hoje, somos frutos deste ministério.

No ano de 1951, o americano Harold Willians chega ao Brasil e iniciou uma grande obra pregando em Tendas. Pouco tempo depois, grande homens e mulheres de Deus foram desbravadores e saíram pela nação anunciando o Evangelho Quadrangular e ganhando muitas almas para Jesus. Entre eles, o Pr. Mario de Oliveira, nosso presidente nacional.

Nossa fundadora, Aimee Elizabeth Kennedy, nasceu em Ingersoll, Ontário, Canadá, em 9 de outubro de 1890.Já no ano de 1917, Aimee saiu pelos Estados Unidos e começou uma grande campanha evangelística por diversas cidades americanas. E foi durante um culto na cidade de Oakland, em 1922 que ela recebe a visão do evangelho quadrangular, baseada na mesma visão do livro de Ezequiel no capitulo 1. Ezequiel viu Deus revela-se como um ser com quatro faces diferentes: um homem, um leão, um boi e uma águia. Quadrangular é o termo que daria nome à igreja por ela fundada em janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple, em Los Angeles, Califórnia. Somos uma igreja Pentecostal, acreditamos no poder do Espírito Santo de Deus, atuando hoje para curar, libertar e salvar o homem, da mesma forma que na primitiva igreja de Jesus.

Segundo o site www.foursquare.org, para Aimee aqueles quatro rostos eram como as quatro fases do evangelho de Jesus Cristo. No rosto do homem, ela viu Jesus, nosso Salvador. Na face do leão, ela viu Jesus o poderoso que batiza com o Espírito Santo e com fogo. Na face do boi, ela viu Jesus que levaria nosso fardo e que levou sobre Ele nossas enfermidades. Na face da águia, viu Jesus o Rei que voltará em poder e glória para buscar sua igreja.

Atualmente a Igreja do Evangelho Quadrangular tem mais de 1.875 igrejas dos Estados Unidos. Globalmente, estamos presentes em 130 mais países e territórios. Isso é um impacto significativo nos poucos mais de 90 que a congregação abriu suas portas em janeiro 1923 na cidade de Los Angeles.

No Brasil, a igreja foi fundada em São João da Boa Vista – SP em 15 de novembro de 1951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel, Pastor Harold Edwin Williams auxiliado pelo Pastor Jesus Hermínio Vasquez Ramos, o primeiro natural de Los Angeles – EUA e o segundo natural do Peru. A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês indo depois para São João da Boa Vista, onde foi construído pelos fundadores um pequeno templo. Em 1952 vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelísticas a convite de um pastor da igreja Presbiteriana do Cambuci e pouco tempo depois foram para uma tenda de lona no mesmo bairro. De lá foram para o bairro de Água Branca e então para o salão da Rua Brigadeiro Galvão, 713.

Logo após, os Pastores Mario de Oliveira e Antônio Genaro conheceram a Cristo na IEQ, rodando o país levando a palavra de Deus, até firmarem residência da cidade de Belo Horizonte. Atualmente, Mario de Oliveira é o presidente da Quadrangular no Brasil.

Veja algumas curiosidades sobre a Igreja do Evangelho Quadrangular:

A Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada por Aimee Semple McPherson

A IEQ Tem estrutura  episcopal de administração onde as Sedes de Regiões Eclesiásticas intra-estaduais (Catedrais) são administradas por um Superintendente de nomeação vitalícia.

As Sedes Estaduais (Conselhos Estaduais) são dirigidas por pastores eleitos em Convenções e Assembleias com mandatos temporários, onde são permitidas reeleições.

A Igreja do Evangelho Quadrangular está estabelecida em todos os estados e territórios de nosso país. Preocupa-se em ajudar o homem a se aproximar de Deus, e conhecer à vontade d’Ele para a sua vida.

Sua sede mundial é localizada em Los Angeles, Califórnia (EUA), mas ela funciona de forma autônoma em cada país.

A Igreja do Evangelho Quadrangular, baseada na Bíblia, tem um enfoque profundamente Cristo-cêntrico e é uma das igrejas pentecostais pioneiras do avivamento carismático do início do século XX.

O Instituto Teológico Quadrangular (ITQ) é o curso teológico que prepara pastores e líderes para o ministério.

A SGEC (Secretaria Geral de Educação e Cultura) é o departamento responsável pelo ITQ e por todo o ensino da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil.

A IEQ no Brasil mantém missionários no Brasil e em outros países espalhados pelo mundo.

No Brasil, a Igreja do Evangelho Quadrangular mantém diversos projetos sociais. Entre eles Projeto Margarida, Projeto Lucas, Casa da Provisão e diversos projetos que tem apoio das Secretarias de Ação Social e Missões.

Seus quatro temas predominantes são: Jesus Salva, Batiza no Espírito Santo, Jesus cura e Jesus voltará.

Em breve, mais novidades da Igreja do Evangelho Quadrangular para vocês no nosso site.