Publicado em 10/05/2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério Quadrangular do Piauí comemora seu 46º aniversário

No dia 24 de Abril de 1975, à Rua 7 de Setembro, centro de Teresina,  nascia em um salão alugado, a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) do Piauí. Uma obra grandiosa que 46 anos depois, continua crescendo com muitas portas abertas em todo estado.  São centenas de pastores e missionários que ao longo dos anos, cumprem com excelência o ide de Jesus. Coordenadores regionais e estaduais dos mais diversos grupos missionários, os quais estão empenhados em fazer a obra de Deus, sob a direção eclesiástica do Rev. Admir de Oliveira, atual presidente da igreja no estado.

História

O primeiro trabalho da IEQ no estado do Piauí foi inaugurado pelo pastor Jorge Admir Correa Soares, vindo do Rio Grande do Sul. Inicialmente fora chamado de “Prece Poderosa”, mesmo nome que levava o programa de rádio apresentado por ele na emissora Radio Clube de Teresina. No começo uma multidão era impactada pelo mover de Deus com grandes curas e milagres, quarteirões inteiros eram fechados para que a multidão pudesse participar dos cultos. No mês seguinte, o missionário Nelson Carlson, veio para auxiliar nos trabalhos abrindo a segunda obra da igreja na zona sul de Teresina.

Em 26 de Setembro de 1976, foi realizado o primeiro batismo no Rio Parnaíba, no qual mais de 200 pessoas foram batizadas. Neste mesmo ano, o missionário Nelson Carlson vai à Parnaíba, segundo município mais populoso do estado,  para fundar a primeira obra no litoral piauiense começando assim a expansão da Igreja Quadrangular no interior do Piauí.

Após a transferência do fundador da igreja no estado, novos pregadores foram chegando para o trabalho no ministério, especialmente na cidade de Teresina, que teve à frente da obra os missionários: Euclides Nunes, Pedro Antônio Flores, Nonato de Oliveira, Ari Teixeira, Valmir Vasconcelos, Nestor Pietrobom, Jorge Matos, Stélio de Oliveira, entre outros.

No ano de 1978 foi criado o primeiro grupo missionário de mulheres, cuja presidente foi a missionária Maria Aparecida de Oliveira e o grupo de jovens presidido pelo jovem Antônio Batista da União. A partir daí, com o crescimento dos grupos missionários, surgiram as coordenadorias de mulheres, presidida pela pastora Mara Flores, e a de jovens pelo irmão Raimundo Lima Ferreira Neto.

Em 1980 a IEQ constrói sua primeira sede própria localizada na Rua Alagoas 1241, bairro Aeroporto, em Teresina, administrada pelo pastor Valmir Vasconcelos e em setembro de 1981, foram credenciados os primeiros pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular do estado do Piauí na Convenção Estadual de Pastores realizada na cidade de Fortaleza, Ceará, sendo credenciados: Suely Maria Vieira de Melo Lima, Francisca Mendes de Carvalho, Francisco das Chagas Brito, Francisco Nunes de Oliveira e Antônio Batista da União (in memorian).

ITQ no Piauí

Com o crescimento da IEQ no estado, e percebendo a necessidade de formação de mais ministros do evangelho é fundado pela pastora Suely Maria Vieira de Melo Lima, o primeiro Instituto Teológico Quadrangular (ITQ) do Piauí no ano de 1987 e, em 1999 o segundo seminário é inaugurado na cidade de Parnaíba

Em janeiro de 2010, o Rev. Admir de Oliveira, atual Presidente do CED do Piauí, chega ao estado, encontrando oito regiões eclesiásticas e um total de 63 obras, sendo a maioria delas funcionando em pontos alugados. Seu principal objetivo era fortalecer o ministério, expandir as obras e trazer mais tranquilidade para as igrejas.

Este ano fora um ano de muito trabalho e para a glória de Deus igreja adquiriu mais 13 terrenos e também realizou diversos seminários, destacando o primeiro Seminário Labaredas de Fogo com a presença do Rev. Flamarion Rolando ( IEQ Governador Valadares), um evento que juntamente com a convenção Estadual de Pastores, é até hoje, um dos mais aguardados por toda liderança do estado.

Piauí no trilho do crescimento

Com foco na unidade do corpo a IEQ do Piauí, direcionada pelo Rev. Admir de Oliveira, atual presidente do CED do estado, têm  realizando no primeiro domingo de cada mês a Santa Ceia da Liderança Nota 10. O objetivo é fortalecer cada obreiro e líder na visão Quadrangular de ganhar almas.  A meta é que em breve, todos os 224 municípios do estado tenham pelo menos uma igreja do Evangelho Quadrangular. De acordo com o Rev. Admir de Oliveira hoje, o estado do Piauí conta com 19 regiões eclesiásticas e 163 igrejas abertas e 420 pastores (titulares e auxiliares) levando ao sertão a palavra de vida eterna.

Com o trilho do crescimento a igreja tem vivido um crescimento sólido, em 2017 durante o projeto das Casas de Paz foram batizadas, mais de 10 mil pessoas. Na área social a igreja também tem se destacado; são diversos projetos missionários promovidos tais como o Projeto Amai, ABC de Missões, Projeto Amparo, Construindo Valores, Ide Kids, Projeto Missionário Céu Aberto, Projeto Vidas e o Projeto IDE,  liderado pelo pastor Ricardo Amorim, que juntamente com sua região (396ª), distribui nas madrugadas de quinta-feira uma deliciosa sopa acompanhada por uma palavra de fé e esperança para as pessoas em situação de rua. Através deste trabalho dezenas de pessoas já foram resgatadas das drogas  e muitos que não tinham mais esperança puderam ter suas vidas transformadas. “São 46 anos de vitórias e preparação para os anos de colheita que estão a nossa frente, Avante pois, e sem parar, este é o lema da igreja do Evangelho Quadrangular no Piaui, feita por missionários que amam o reino e são leais a liderança”,  destacou o  presidente do CED do Piauí

IEQ Piauí promove Live em comemoração ao seu 46º aniversário

Para celebrar seu 46º aniversário a Igreja do Evangelho Quadrangular do Piauí realizou no dia 24 de abril a live “Quadrangular Piauí; 46 anos de História”. O evento foi transmitido no canal ‘Central de Células Piauí’ no YouTube  e recebeu mais de 2mil  visualizações.

O Secretário de Administração do estado Rev. Marcos Oliveira apresentou a Live e os louvores ficaram por conta do ministério de louvor da  Igreja de Parnaíba. A pregação da transmissão foi feita pelo pastor Ricardo Amorim, coordenador do Projeto IDE e superintendente da 396ª Região.

Na ocasião foram mostradas fotos históricas, depoimentos dos coordenadores estaduais e os projetos de missões da igreja no estado. A transmissão foi finalizada com uma palavra de gratidão e fé feita pelo Rev. Admir de Oliveira, atual presidente da igreja no estado.