Publicado em 20/05/2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IEQ Brasil tem história retratada no livro do pesquisador e teólogo Jefferson Grijo

“A IEQ é uma das maiores igrejas do Brasil e do mundo e, 70 anos após sua chegada ao Brasil, sua história continua sendo corajosamente escrita por homens e mulheres que optaram por viver um Evangelho completo, o Evangelho Quadrangular, anunciando a salvação, o batismo com o Espírito Santo, a cura e a volta de Jesus Cristo. Nesse percurso, inúmeros homens e mulheres se entregaram a essa obra em todas as áreas e assim, surgiram milhares de pastores e pastoras, líderes em potencial, que tornam essa igreja, a cada dia, mais vibrante e missionária, desfrutando de constante crescimento e incansáveis inovações”. Estas palavras foram ditas pelo Rev. Josué Bengtson, presidente estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular do  estado do Pará na apresentação do livro ‘Das Tendas à Igreja do Evangelho Quadrangular’ do pesquisador e teólogo Jefferson Grijo.

A obra que também conta com o prefácio escrito pelo Rev. Mário de Oliveira, Presidente Nacional da IEQ Brasil, faz uma recuperação de parte da história da instituição no país e também de sua fundadora mundial Aimée Semple McPherson em sua fase inicial. Das Tendas à Igreja do Evangelho Quadrangular’ é fruto de uma vasta pesquisa feita pelo teólogo para sua tese de doutorado em Teologia pela PUC- Rio.

Além de resgatar as memórias dos primeiros feitos dos quadrangulares no Brasil, por meio de grandes testemunhos de milagres, Grijo mostra a relevância da Igreja Quadrangular para o pentecostalismo brasileiro e como a instituição alterou este mesmo cenário religioso no país. “Gostaria que os quadrangualares (membresia) em geral, tivessem o conhecimento da missão realizada pelos nossos antecessores”, pontuou.

Jefferson que também é professor no ITQ em Vitória, capital do Espírito Santo, conta que o processo de pesquisa e edição do livro durou três anos e sua principal motivação foi retratar uma igreja fundamentalmente missionária no cenário teológico acadêmico. “Minha motivação para escrever esse livro está associada ao fato de termos poucas publicações sobre IEQ na academia. E é também uma oportunidade de representar nossa igreja na teologia acadêmica”, disse.


Natural da cidade de Viana, Espírito Santo, Jefferson Grijo Brasil é doutor em Teologia pela PUC-Rio (2020), mestre em Ciências das Religiões (2016) e graduado em Teologia (2014), ambos pela Faculdade Unida de Vitória. O pesquisador da igreja Quadrangular no Brasil é professor do ITQ em Vitória (ES) onde também se formou no ano de 2008, na cidade de Cariacica. Nos anos 2010 à 2012  se dedicou integralmente  ao trabalho missionário.

Das Tendas à Igreja do Evangelho Quadrangular’ é da Recriar e está disponível para compra no site da própria editora, na versão e-book na Amazon e no link no instagram: @jeffersongrijo_dr .