Publicado em 28/05/2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil oficializa Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade - Suficientes em Deus

A vontade de Deus que é sejamos um só corpo, um só reino, pois somos todos filhos amados, separados e escolhidos para fazer a Sua Obra. Nesse sentido a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), aprovou em dezembro de 2020, em reunião do Conselho Nacional de Pastores (CND), a criação da Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade; Suficientes em Deus. O objetivo da coordenadoria é apresentar ao corpo eclesiástico a relevância da inclusão das pessoas com deficiência no aspecto relacional, de intimidade com Deus e na doutrina da igreja em relação às barreiras atitudinais, conceituais, comunicacionais, sociais e arquitetônicas.

A Coordenadoria que já desenvolve um extenso trabalho de inclusão social de pessoas com deficiência (PCD) dentro da igreja, nasceu de uma visão dada por Deus à pastora Liriane Costa Luiz, hoje, Coordenadora Nacional e também do estado do Paraná.

No ano de 2017 em um culto de domingo na Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular, de Curitiba, ao notar a diversidade de membros de sua igreja que possuíam algum tipo de deficiência o Senhor despertou em seu coração um chamado; levar o evangelho a todos com amor e de forma acessível.  “Nas cadeiras ao meu redor, avisto uma pessoa com Síndrome de Down, uma pessoa cega, e uma com deficiência intelectual, uma com deficiência física e um autista, neste exato momento o Senhor abriu os meus olhos espirituais para que eu olhasse ao meu redor e enxergasse física e espiritualmente as pessoas que Ele estava me mostrando nitidamente, então o Pai disse ao meu espírito e coração: Este é o seu rebanho, ‘ide’, pregue, evangelize, batize e fale do meu amor e da minha salvação para todas as pessoas com deficiência, em todas as nações, este é o seu ministério e a sua seara em minha obra”, relatou. Diante deste chamado, começou ai o ministério Suficientes em Deus, que, anos depois, se tornaria uma Coordenadoria Nacional. “Suficientes em Deus quer dizer que somos todos (pessoas com deficiência ou sem) suficientes Nele, na Sua Graça e amor sobrenatural, independente de nossas fraquezas”, destacou.

O projeto foi estruturado e em seguida, apresentado à igreja local (3ªIEQ) e contou com a participação efetiva das pessoas com deficiência em sua construção e formação e, no dia 03 de dezembro de 2017, data instituída pelas Nações Unidas como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, iniciou oficialmente suas atividades em um culto de consagração.  “Com o desenvolvimento do projeto na igreja local e em seguida, devido ao interesse de outras igrejas e regionais, em 2018 foi constituída no Paraná a primeira Coordenação Estadual de Inclusão e Acessibilidade da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, sendo reconhecida também como a primeira Coordenação Mundial, conforme minha conversa por vídeochamda com o nosso presidente internacional Rev. Glenn Burris na Convenção Nacional de Pastores em 2019”, afirmou a coordenadora. 

O objetivo

De acordo com a pastora Liriane, o intuito da coordenadoria é promover a visão de inclusão no Reino de Deus, através da implantação de Coordenadorias Estaduais em todo o Brasil, como também em cada região e igreja local, levando assim a Palavra de Deus e a salvação para milhões de pessoas com deficiência e seus familiares, oportunizando um relacionamento íntimo com Deus por meio de linguagens de acessibilidade direcionadas pelo Espírito Santo.

A pastora ainda ressalta que a igreja como corpo de Cristo precisa promover uma inclusão pautada nos ensinamentos da bíblia, só desta forma que as mais diversas barreiras serão vencidas. “A pessoa com deficiência, pode desenvolver todas as suas potencialidades e capacidades como ser humano, de transpor barreiras, construir e reconstruir sua própria história, tornando-se um agente de transformação do amanhã e principalmente um cristão formado e enraizado no relacionamento com Jesus Cristo. A igreja em sua essência é um lugar de acolhimento, amor, comunhão e inclusão”, afirma.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros, 23,9% de sua população total, têm algum tipo de deficiência (visual, auditiva, física e intelectual). Estima-se que apenas 10% deles conhecem ao Senhor Jesus e frequentam alguma igreja. Estes dados revelam a pouca participação de pessoas com deficiência no contexto religioso, deixando clara a necessidade e a importância do trabalho de inclusão social e religiosa das pessoas com deficiência.

O trabalho

A coordenadoria tem desenvolvido diversas ações voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência como cultos semanais (louvores, palavra, testemunho, orações, lanche e sociabilização), transporte e acessibilidade para participantes,  atendimento e aconselhamento espiritual, familiar, educacional e profissional, células, visitas domiciliar e institucional, cursos de libras, braille, arteterapia, coordenação motora, música, dança e informática, panificação e fisioterapia entre outras. 

Atualmente o Suficientes em Deus tem coordenação implantada nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e no Pará. A meta é que muito em breve cada estado do Brasil também possa ter sua coordenadoria, para que cada vez mais pessoas com deficiência e sem estejam juntas não apenas no âmbito eclesiástico, mas em diferentes contextos da sociedade, rompendo com barreiras de preconceito e discriminação.

Sobre a implementação da coordenadoria de inclusão e acessibilidade, o Presidente Nacional da IEQ,  Rev. Mario de Oliveira salienta que a missão Quadrangular é levar a mensagem de Jesus que Salva, que Cura, batiza com o Espírito Santo e que em Breve Voltará a todas as pessoas. “Em apoio a essa missão, nasce a Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade, para comunicar o Evangelho de forma acessível a toda criatura, desempenhando um importante papel como facilitadora da reconciliação de todo o homem com Deus. Desejo que todas as igrejas locais se disponham a apoiar essa visão com muito amor e responsabilidade”, destaca.

O crescente movimento pela inclusão é uma ação social, cultural, religiosa, pedagógica, histórica, humanitária e universal fundamentada na defesa do direito de todos e o ser humano sendo criação de Deus, tendo dignidade e direitos garantindo enquanto cidadãos dos céus e da terra. “Deus tem um plano para cada pessoa, independente de sua condição física, intelectual, visual, auditiva ou emocional. Nenhuma dor é desperdiçada em Deus, cada dor, sofrimento, cada deficiência carrega um imenso poder para transformar famílias, comunidades e nações em todos os cantos do mundo, a dor tem o seu propósito e nenhuma alma é deficiente” finaliza a coordenadora do ministério.

Liriane Costa Luiz é pastora e possui vasta experiência pessoal e profissional como professora, psicopedagoga clínica e institucional e pesquisadora científica da educação inclusiva. Além disso, desenvolve um trabalho de atendimento psicopedagógico, emocional e pastoral de crianças, jovens e idosos com deficiência em situação de vulnerabilidade no intuito de garantir o direito à inclusão social, educacional e profissional.