Publicado em 29/08/2023

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Congresso Estadual de Inclusão e Acessibilidade do Rio reúne mais de 200 pessoas em Nilópolis para um dia repleto de adoração e informação

No último sábado, dia 26, a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) Nilópolis foi palco do aguardado Congresso Estadual de Inclusão e Acessibilidade, do estado do Rio de Janeiro. Sob o tema do evento: Sou um Milagre, estou aqui”, o evento reuniu mais de 200 pessoas entre elas; pessoas com deficiência, seus familiares, comunidade surda, líderes, pastores e todos aqueles que desejam conhecer mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade da Igreja Quadrangular do estado.

 

O evento, de caráter estadual, foi organizado Pastora, Angélica do Espírito Santo, Coordenadora Estadual de Inclusão e Acessibilidade, sob as diretrizes da Coordenadoria Nacional de Inclusão e Acessibilidade e com o apoio dos pastores: Presidente estadual do CED-RJ, Rev. Vander Antônio juntamente com sua esposa Pra. Cecília Silva, Pra. Sueli Carvalho, Coordenadora Estadual de Coordenadorias e Superintendentes do estado. O objetivo principal do congresso foi de reunir os participantes em momento de louvor, adoração e celebração, além de reconhecer e premiar os alunos das primeiras quatro turmas do estado com a entrega dos certificados do curso Básico de Libras nos polos de Nova Iguaçu, Petrópolis, Santa Cruz e Belford Roxo.

 

O encontro estadual contou com momentos de louvor e adoração, palavras e palestras que edificaram e informaram os presentes, esclarecendo dúvidas relacionadas ao tema. O destaque das preleções foi a participação da Pra. Liriane Costa Luiz, Coordenadora Nacional de Inclusão e Acessibilidade da IEQ, que compartilhou uma mensagem inspiradora por meio de um vídeo.

 

Diversos preletores e palestrantes participaram do evento. A Pra. Tábata Santos, mãe atípica e pastora titular da IEQ Marechal Hermes, ministrou sobre ser um "Milagre Vivo de Deus". Já a fisioterapeuta, Márcia Regina, abordou a importância da continuidade e benefícios da fisioterapia para pessoas com deficiência.

 

O Pr. João de Jesus, titular da IEQ Nilópolis e superintendente da região 949, ministrou uma palavra de encorajamento direcionada às pessoas com deficiência e suas famílias. O Pr. Clisaldo Santos, Secretário Administrativo Estadual, falou sobre o poder do amor que nos move, finalizando as ministrações a Coordenadora Estadual de Inclusão, Pra. Angélica, apresentou o manual de trabalho da coordenadoria nacional de inclusão.

 

A presença da comunidade surda também foi destacada com a participação das professoras e intérpretes de Libras: Pra. Maria Eliane, Professora Zaira Costa e Pra. Andréa Rodrigues. Elas ressaltaram a importância do curso básico de Libras e sua relevância na evangelização da comunidade surda. O evento também contou com transmissão online por meio do Instagram, permitindo que partes do evento fossem acompanhadas remotamente.

 

Momentos Marcantes

 

O Congresso de Inclusão e Acessibilidade do Rio foi fortemente marcado por momentos de muita emoção. Entre eles, a entrada das bandeiras com os integrantes do ministério Suficientes em Deus, Ronaldo e Filipe, acompanhada do hino Quadrangular em Libras, foi um destaque. Os louvores e a dança espontânea foram conduzidos pelos Os Suficientes em Deus: Jonathan Rubens ,Elaine Chaves, Nathiely Ribeiro, Denise Martins, Simone Pacheco , Raquel Morena, acompanhados dos músicos da IEQ Petrópolis e IEQ Nilópolis.  Ao final do evento, ouve ainda uma emocionante apresentação do Grande Coral "Família Suficiente em Deus RJ e um lanche coletivo com todos os participantes para o momento de comunhão e socialização.

 

O Congresso Estadual de Inclusão e Acessibilidade da Igreja Quadrangular, ao promover a união e a celebração entre pessoas com deficiência e suas comunidades, demonstra o comprometimento da IEQ em promover a inclusão e a acessibilidade a todos, além de proporcionar um ambiente de reflexão e aprendizado sobre temas tão relevantes não apenas para a igreja, mas para a sociedade como um todo. Confira as fotos. 

Michelle Leal