Publicado em 07/11/2023

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Igreja do Evangelho Quadrangular celebra seu 100º aniversário no mundo e 72º no Brasil em uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados em Brasília

Na manhã desta quarta-feira, dia 08 de novembro, mês em que se comemora o mês Quadrangular, o plenário da Câmara dos Deputados, no Palácio do Congresso Nacional, foi palco de uma Sessão Solene de grande significado para todo o ministério, marcando o centenário da Igreja do Evangelho Quadrangular no mundo e o seu septuagésimo segundo aniversário de sua presença no Brasil. A ocasião reuniu centenas de pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) de todo o país, bem como representantes políticos da IEQ e membros da frente parlamentar evangélica.

 

A Sessão Solene foi requerida pelos deputados Messias Donato (REPUBLICANOS/ES), Dep. Jefferson Campos (PL/SP), Dep. Stefano Aguiar (PSD/MG) e Dep. Gutemberg Reis (MDB/RJ). Estiveram presentes pastores, e membros do Conselho Nacional da IEQ entre eles destacam-se o Rev. Mario de Oliveira, Presidente Nacional da IEQ, Pra. Bianca de Oliveira, Coordenadora Nacional de Mulheres (GMM), Rev. Guaracy Silveira, presidente do CED-TO, Rev. Luiz Antonio da Silva, Presidente do CED-SE e membro do CND, Rev. Leandro Genaro, Presidente do CED-MG, Missionária Dionízia Luvizotto, Coordenadora Nacional da Uniora, Rev. Erivelton Tavares, Presidente do CED-BA

e outros.

 

A celebração teve inicio com a execução do Hino Nacional seguido do Hino Oficial da IEQ. Pastores e parlamentares representes da IEQ e de outras denominações discursaram durante a manhã enfatizando suas histórias de conversão, gratidão e amor pelo ministério. Em seu discurso o líder nacional da IEQ relembrou sua trajetória desde a conversão na juventude no interior de São Paulo e falou sobre o sentimento de pertencimento e a responsabilidade que norteia toda a sua liderança. “ A transformação que a igreja traz na vida das pessoas não é apenas espiritual é social. Hoje pertencemos a uma igreja e esta igreja é a Igreja do Evangelho Quadrangular, que faz parte do copo de Cristo”, enfatizou.  Discursaram também os parlamentares da frente parlamentar evangélica Deputada Yandra Moura (UNIÃO/SE), Dep. Marco Feliciano (PL/SP) Dep. Eli Borges (PL/TO), Dep. Rogéria Santos (REPUBLICANOS/BA) e outros.

 

Após os discursos a cantora premiada com o Grammy Latino, e pastora da IEQ, Soraya Moraes ministrou duas canções em adoração ao Senhor pelo aniversário do ministério. O Dep. Stefano Aguiar conduziu uma oração pelo país e pela igreja e, em seguida, a sessão foi encerrada com uma benção apostólica dada pelo Dep. Jefferson Campos.  A solenidade foi marcante e celebrou o impacto da IEQ no Brasil e seu compromisso de fé e dedicação ao longo de 100 anos de história.

 

 

História da IEQ

 

A Igreja do Evangelho Quadrangular que teve sua fundação nos Estados Unidos em 1923 pela Irmã Aimée Semple McPherson, com a inauguração do Angelus Temple em Los Angeles, Califórnia, com capacidade para cinco mil pessoas, celebra neste ano, um impressionante marco de 100 anos a nível mundial e 72 anos de presença no Brasil.

 

No Brasil sua história teve inicio com o pastor Harold Williams e sua esposa, Mary Williams, missionários da Foursquare Church Gospel dos Estados Unidos, que fundaram a primeira Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil em 15 de novembro de 1951, na cidade de São João da Boa Vista, São Paulo.

 

Essa jornada missionária foi longa e desafiadora, com os missionários percorrendo a América do Sul antes de chegar ao Brasil. A primeira parada na América do Sul foi na Bolívia, seguida por uma peregrinação pela costa brasileira, passando por cidades como Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e, finalmente, Poços de Caldas. Inicialmente, os sermões eram ministrados em outra igreja protestante local, mas rapidamente o Pastor Williams aprendeu o português e estabeleceu sua própria igreja em São João da Boa Vista. A inovação da IEQ no uso de tendas para levar a palavra de Cristo aos trabalhadores industriais de São Paulo marcou o início de uma tradição distintiva.

 

Hoje, a IEQ é presidida pelo Rev. Mario de Oliveira, que ingressou no ministério aos 19 anos e desde então abriu dezesseis igrejas distribuídas entre os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Atualmente, a IEQ conta com mais de 17 mil templos e obras em todo o país, com mais de 35 mil ministérios ativos, 23 mil obreiros credenciados, 3,640 aspirantes e 8,188 ministros.

 

Ao longo de sete décadas de evangelização no Brasil, a IEQ tem levado o Evangelho de Jesus Cristo a milhares de pessoas, promovendo um crescimento sólido e constante. Sua administração unida e a motivação para alcançar aqueles que mais necessitam são características fundamentais da IEQ. A igreja existe para glorificar a Deus e promover o crescimento de Seu Reino, e tem feito isso com notável sucesso.

 

Ao longo desses anos a IEQ continua a ser uma parte vital do cenário evangélico e cultural do país, inspirando e impactando a vida de inúmeras pessoas com a mensagem de que Jesus Salva, Jesus Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cura e é o Rei que em Breve Voltará.  Confira as fotos. 

Michelle Leal