Publicado em 28/11/2023

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

As quatro Estações do Casamento é tema central do Congresso Estadual de Casais do Ceará de 2023

No sábado, dia 11 de novembro, a cidade de Fortaleza, recebeu o aguardado Congresso Estadual de Casais do Ceará, sob a coordenação dos Pastores Rogério Sousa e Fátima Sousa. Com o tema ‘As quatro estações do Casamento’ o evento teve como objetivo levar os casais a entender e desfrutar o melhor das estações do casamento. O evento aconteceu na IEQ Sede - Carlito Pamplona e teve como anfitrião o Rev. Nelson Carlson, Presidente da IEQ-Ceará. Compareceram ao local 226 casais totalizando 452 pessoas.

 

O congresso teve inicio com um momento de oração seguido da entrada das bandeiras do Brasil, Quadrangular e da Coordenadoria de Casais ao som dos seus respectivos hinos. O Rev. Nelson deu uma breve palavra sobre amadurecimento no casamento e a importância de se ter um mesmo propósito com o cônjuge. Logo em seguida, o ministério de louvor da IEQ Alto Alegre levou todos os presentes a um momento de gozo e adoração ao Senhor, sob a liderança da Pra. Eliane Lima.

 

O encontro estadual de casais contou com ministrações poderosas e que impactaram a vida dos presentes que compareceram ao local. Todas as pregações foram baseadas no tema as ‘As quatro estações do Casamento’, fazendo um paralelo com as estações do ano e suas peculiaridades. Cada estação foi apresentada de modo individual, pelos quatro pregadores, e no final os casais foram levados à refletirem, sobre em qual estação está o seu casamento, e o que fazer para que eles possam viver e tirar as melhores lições de cada estação. O pastor Osvaldo Souza ministrou sobre a Primavera; já o Pr. Ademir de Lima sobre o Verão. O Pr. Francisco Carlos a respeito do Outono e o Pr. Antônio José, Inverno.

 

As estações

 

Um dos momentos que mais marcou os casais foi a pregação do Pr. Osvaldo Sousa, que discorreu sobre a Primavera, representando o início do relacionamento, a beleza do encontro e geração das expectativas de futuro. Na oportunidade foram distribuídas flores para todos os maridos presentes e estes, de joelhos, ofereceram uma flor às suas esposas e assim a IEQ sede foi transformada num jardim florido de cores Quadrangular.

 

Em seguida a IEQ Farias Brito apresentou a peça teatral que retratava a realidade do dia a dia dos casais e o que pode acontecer no reino espiritual. Após outro momento de adoração ocorreu a ministração com o Pr. Ademir Lima da IEQ Ana Facó abordando a estação verão. Ele tratou sobre a importância de vivenciar no verão as expectativas geradas na primavera, ou seja, no início do relacionamento. “As estações são sazonais, passageiras e efêmeras. Devemos trazer à memória as coisas boas do início do relacionamento”, disse.

 

Após o intervalo, o período de louvor e adoração foi conduzido pela IEQ Jóquei Club sob a liderança da Pra. Silvisnéia Lacerda. Prosseguindo com as pregações o Pr. Carlos Sousa, Superintendente da Região 213 falou sobre o tema outono e tratou em sua mensagem sobre a importância de desenvolver habilidades necessárias para lidar com todas as fases do casamento. “Dois corações comprometidos enfrentam juntos os problemas no relacionamento conjugal”, destacou.

 

Ele ainda citou como referência o texto de Cantares 2:13 para ilustrar que o outono é tempo de frutificar e obter grandes aprendizados e amadurecimentos. É tempo de manutenção com atitudes de perdão não se entregando à raiva de um para com o outro.

 

A última ministração do evento ficou por conta do Pr. Antonio José, 1º Tesoureiro do CED, superintendente da Região 212 e Pr. Titular da IEQ Parquelândia. Ele trouxe uma bela reflexão sobre a estação do inverno no casamento. Ele alertou aos casais para a necessidade de viverem juntos sem quem haja competições. “O inverno é tempo de frio, gelo, recolhimento e também, de brigas, discussões e distanciamento. Nós somos os responsáveis pelas mudanças de estações no nosso casamento. Isso é possível em parceria com Deus, com oração e ação”, finalizou.

 

Ainda na ocasião foi realizada uma homenagem ao Pr. Rogério Sousa e Pr. Gleydson Lacerda por seus aniversários e para fechar o congresso com chave de ouro um dos presentes que estava com sua namorada pediu a palavra e fez a ela, um lindo pedido de casamento diante de todos. Foi emocionante. Ao final do evento foi realizada uma peça teatral sobre reconciliação das 4 estações no casamento, sorteios de brindes e a bênção apostólica com o Pr. Antonio José.

 

 

Michelle Leal